Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro abre processo de impeachment contra Wilson Witzel

Ninguém votou a favor do governador Witzel, nem mesmo os colegas de partido.
Ninguém votou a favor do governador Witzel, nem mesmo os colegas de partido.
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) decidiu abrir hoje (10) processo de impeachment contra o atual governador do estado Wilson Witzel (PSC), através de votação simbólica unânime no plenário. O governador alega inocência no caso.

O anúncio do processo foi feito pelo presidente da casa, André Ceciliano (PT), a quem cabia acolher ou não o pedido. Ceciliano optou por também abrir para votação simbólica a decisão. Ao todo, os 69 presentes foram favoráveis a abertura do processo. Segundo o presidente da ALERJ: "Quero tomar uma decisão conjunta e essa decisão não significa um pré-julgamento. A gente precisa dar uma posição pra sociedade. Poderia, monocraticamente, aceitar um desses pedidos, mas quero fazer encaminhamento aqui para que eu possa, como presidente, dar seguimento a um dos processos".

O pedido acatado foi elaborado pelos deputados Luiz Paulo e Lucinha, ambos do PSDB, que acusam Witzel de crime de responsabilidade. Outros 13 pedidos foram enviados e arquivados. Os deputados tucanos enumeram os seguintes crimes:

  • A compra de respiradores com suspeita de superfaturamento;
  • A construção dos hospitais de campanha, cuja licitação é investigada;
  • O suposto vínculo de Witzel com o empresário Mário Peixoto;
  • O parecer do TCE pela rejeição das contas de 2019 do governo Witzel;
  • E a revogação da desqualificação da OS Unir Saúde;

Wilson Wiztel disse estar tranquilo com a decisão da Assembleia e que seus advogados irão provar a inocência: "Estou absolutamente tranquilo sobre a minha inocência. Fui eleito tendo como pilar o combate à corrupção e não abandonei em nenhum momento essa bandeira. E é isso que, humildemente, irei demonstrar para as senhoras deputadas e senhores deputados".

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: