Linkin Park retira vídeo de Trump com "In The End" do Twitter: "Não endossamos ou autorizamos"

O falecido vocalista Chester Bennington chamou anteriormente Trump de 'uma ameaça maior aos EUA do que o terrorismo'.
O falecido vocalista Chester Bennington chamou anteriormente Trump de 'uma ameaça maior aos EUA do que o terrorismo'.
Carol Souza
Por Carol Souza

Embora possa parecer "peixe pequeno" em comparação com todos os outros atos de natureza no mínimo duvidosa, Donald Trump provou em mais de uma oportunidade ser um violador dos direitos autorais dos artistas. Seja no palco de um comício de campanha ou através de um vídeo no Twitter, Trump rotineiramente inclui em suas "produções" músicas contra os desejos dos músicos que os criaram.

O último exemplo disso ocorreu no sábado (18), quando Trump twittou um vídeo de campanha feito por fãs com trilha sonora de "In the End", do Linkin Park.

E como o ex-vocalista do Linkin Park, Chester Bennington, havia chamado Trump de "uma ameaça maior para os EUA do que o terrorismo", os membros da banda foram rápidos em registrar um aviso de remoção no Twitter. Em poucas horas, o Twitter aceitou a solicitação da banda, retirando o vídeo do feed de Trump e substituindo-o por uma mensagem que dizia: "Esta mídia foi desativada em resposta a uma denúncia do proprietário dos direitos autorais".

Tweet deletado de Donald Trump
Tweet deletado de Donald Trump
Tweet deletado de Donald Trump

Mais tarde em seu próprio perfil na rede social, o Linkin Park confirmou que apresentou a Trump um pedido de "cessar e desistir". "O Linkin Park não endossou e nem apoia Trump, nem autoriza sua organização a usar nenhuma de nossas músicas", diz a banda.

E esta não é a primeira vez que o presidente dos EUA simplesmente ignora os artistas e se apropria de suas músicas para usá-las em vídeos e comícios. De fato, diversos músicos tiveram mais dificuldade em fazer com que Trump deixasse de tocar suas canções em eventos físicos de campanha, pois ele está escondido atrás de uma Licença de Entidades Políticas, que fornece acesso a mais de 15 milhões de obras musicais no repertório do IMC.

No entanto, os Rolling Stones recentemente ameaçaram a campanha de Trump com uma ação judicial pelo uso não autorizado contínuo da música da banda.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: