Lula convence Haddad a concorrer nas eleições presidenciais de 2022

Haddad lançará sua pré-candidatura após conversa com Lula em que ambos decidiram não aguardar a decisão do julgamento da suspeição de Sergio Moro
Haddad lançará sua pré-candidatura após conversa com Lula em que ambos decidiram não aguardar a decisão do julgamento da suspeição de Sergio Moro
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Impedido de disputar as eleições presidenciais desde 2018, o ex-presidente Lula orientou o ex-prefeito Fernando Haddad a "colocar o bloco na rua" e dar o pontapé inicial à campanha como pré-candidato do PT à Presidência da República em 2022. 

A decisão foi tomada no último sábado (30), ocasião em que os dois chegaram à conclusão de que não há porque esperar o julgamento da suspeição de Sergio Moro, que pode resultar na anulação das condenações de Lula e a consequente devolução de seus direitos políticos. 

Haddad foi derrotado por Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2018, mas novas pesquisas mostram maiores chances para o candidato do PT, graças à queda de popularidade do atual presidente no combate à pandemia, sobretudo após o fim do Auxílio Emergencial, um dos principais responsáveis para que Bolsonaro não sofresse um abandono generalizado do eleitorado. 

Lula foi condenado na Lava-Jato nos casos do tríplex e do sítio de Atibaia e, por isso, está impedido de disputar eleições. O julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a suposta parcialidade de Moro nos processos contra o ex-presidente deverá acontecer nos próximos meses. 

A candidatura de Lula às próximas eleições já eram dúvida entre os petistas, pois um duelo direto do ex-presidente com Bolsonaro daria margens para uma disputa pautada por ataques ideológicos mais fortes do que de costume para os apoiadores do atual presidente, que levantam gritos de ódio constante a Lula, que também já perdeu popularidade em vários outros cenários. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: