Kentaro Miura, criador do mangá Berserk, morre aos 54 anos


Kentaro Miura, o criador da série de mangás Berserk, morreu aos 54 anos. Sua editora norte-americana Dark Horse Comics, descreveu Miura como um “mestre em arte e contador de histórias” ao anunciar que ele sofreu dissecção aguda da aorta e morreu em 6 de maio.
O artista japonês escreveu e ilustrou Berserk, lançado pela primeira vez em 1989. Situado em um mundo inspirado na Europa medieval, o mangá segue a história do mercenário Guts, um guerreiro com uma enorme espada e uma mão de ferro, e Griffith, fundador e líder do grupo mercenário Bando do Falcão.
Sombrio, violento e recheado de bom-humor, Berserk teve 40 volumes com mais de 35 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, de acordo com sua editora japonesa Hakusensha. A obra também ganhou adaptações para séries de TV, filmes e videogames, além de influenciar diversos outros quadrinhos e jogos, incluindo "Dynasty Warriors", "Final Fantasy" e "Dark Souls".
Nesta quinta-feira (20), milhares de fãs ao redor do mundo se reúnem em uma corrente de homenagens a Miura, com memoriais virtuais e até jogatinas coletivas dos jogos baseados e/ou inspirados em Berserk.
O produtor do jogo "Berserk and the Band of the Hawk", Hisashi Koinuma, enviou mensagens de condolências e "orações sinceras por esta trágica perda", seguido pelo editor de Berserk na Dark Horse, Chris Warner, que prestou homenagens a Miura nas redes sociais. "Miura-sensei foi um mestre artista e contador de histórias e tivemos o grande privilégio de publicar vários de seus melhores trabalhos, incluindo sua obra-prima, Berserk", escreveu a Dark Horse Comics no Twitter.
