Lula venceria eleições de 2022 no 1º turno, diz pesquisa Ipec

O petista aparece com grande vantagem em relação a Bolsonaro, e poderia vencer no primeiro turno das eleições
O petista aparece com grande vantagem em relação a Bolsonaro, e poderia vencer no primeiro turno das eleições
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

A nova pesquisa Ipec divulgada nesta sexta-feira (25) mostra um cenário tranquilo para Lula (PT) nas eleições de 2022. O levantamento realizado entre 17 e 21 de junho com 2.002 pessoas em 141 municípios aponta o petista com 49% dos votos contra 23% de Bolsonaro (sem partido) e ficando 11 pontos percentuais à frente dos concorrentes. Se forem considerados os votos válidos, Lula ficaria com 56% das intenções e venceria no primeiro turno. 

Atrás, a pesquisa ainda mostra Ciro Gomes (PDT) com 7%, João Doria (PSDB) com 5%, Luiz Henrique Mandetta (DEM) com 3%, além de 10% que votariam branco ou nulo, e 3% que não sabiam ou não responderam. 

Craido por ex-executivos do Ibope Inteligência, o Ipec também abriu o questionário para avaliações dos participantes sobre o atual governo, com a seguinte pergunta: "E o(a) senhor(a) aprova ou desaprova a maneira como o presidente Jair Bolsonaro está governando o Brasil?"

Confira o resultado da análise do atual governo abaixo:

  • 30% aprovam o desempenho de Jair Bolsonaro na presidência da república; 
  • 66% desaprovam o desempenho de Bolsonaro; 
  • 4% não souberam responder. 

Ao perguntar se os entrevistados votariam com certeza ou poderia votar, o índice de Lula subiu para 61%, e Bolsonaro subiu para 33%. Já no lado inverso, 36% não votariam em Lula de jeito nenhum, e 62% não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum. 

Nesta semana, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) atendeu a um pedido da defesa do ex-presidente Lula e estendeu a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro para os processos em que ele atuou relacionados ao petista. Com isso, as ações que tramitaram contra Lula na 13ª Vara Federal de Curitiba foram anulados. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: