Imbatível, Duplantis é ouro e Thiago Braz é bronze no salto com vara nas Olimpíadas

O sueco Armand Duplantis seguiu o favoritismo e conquistou a medalha de ouro com facilidade em Tóquio
O sueco Armand Duplantis seguiu o favoritismo e conquistou a medalha de ouro com facilidade em Tóquio
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Thiago Braz conquistou a medalha de bronze na final do salto com vara nas Olimpíadas de Tóquio, mas a grande maioria do público já arriscava em dizer que ninguém seria capaz de derrotar o campeão sueco, Armand Duplantis, que voava alto, atingindo as metas com facilidade enquanto os adversários lutavam para chegar mais alto, incluindo o medalhista de prata, Christopher Nilsen, dos Estados Unidos. 

A marca mais alta de Thiago foi de 5,87m, seguido por 5,97m de Nilsen e 6,02m de Duplantis, que ainda arriscou três saltos para 6,19m, na tentativa de quebrar o recorde mundial, mas não chegou tão longe quanto gostaria. Mesmo assim, ele garantiu uma fácil vitória, passando da meta de 6,02m com sobra entre o corpo e o sarrafo e correndo para o lugar mais alto do pódio, seguindo o que já era aguardado pelos especialistas. 

Além do bronze, Thiago manteve o recorde olímpico de 6,03m registrado nas Olimpíadas Rio 2016, o que fornece uma dose extra de açúcar na conquista brasileira, sobretudo após o ouro de Martine Grael e Kahena Kunze na vela e o bronze de Alison dos Santos nos 400m com barreiras

A final do salto com vara disputada nesta terça-feira (3) contou com altos da maioria dos atletas. O brasileiro acertou a primeira marca de 5,55m logo na primeira tentativa, ao contrário da segunda marca, de 5,70m, que só foi ultrapassada na segunda tentativa, mantendo Thiago vivo na disputa. Quando o desafio chegou em 5,80m, o brasileiro deixou o sarrafo cair novamente, mas se redimiu a seguir, passando desta marca e da seguinte, de 5,87m, gerando uma forte comemoração do brasileiro no estádio. 

Quando o desafio chegou em 5,92m, não deu mais para Thiago Braz, que deixou a briga por prata ou ouro para assistir de camarote a disputa entre Duplantis e Nilsen, carregando a bandeira do Brasil enquanto o sueco dava mais um show para o público. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: