Hora de dizer tchau! Google Hangouts será desativado definitivamente

Aplicativo será encerrado após uma década de funcionamento.

Google Hangouts é oficialmente encerrado. Fonte: Divulgação/Google
Google Hangouts é oficialmente encerrado. Fonte: Divulgação/Google
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

O Google Hangouts, aplicativo de bate-papo por vídeo, voz e texto do gigante das pesquisas Google, será encerrado hoje (1). A empresa já havia anunciado no início deste ano a migração das contas existentes para o Google Chats.

A partir de hoje os usuários não poderão mais acessar a página web do aplicativo, para os usuários de smartphones, o programa foi desativado em julho deste ano. O Google já havia anunciado em junho o fim do programa e a partir desta data, todos os usuários deveriam migrar para o chat disponível no Gmail ou para outros aplicativos da empresa.

Os usuários da plataforma terão suas mensagens e contatos transferidos automaticamente, no entanto, outras informações deverão ser mudadas manualmente, para isso, deve ser usado o Google Takeout para download e armazenamento de seus dados. O prazo limite para o backup dos dados vai até janeiro de 2023.

Usuários poderão migrar para o Google Chats ou Meet. Fonte: Divulgação/Google
Usuários poderão migrar para o Google Chats ou Meet. Fonte: Divulgação/Google
Usuários poderão migrar para o Google Chats ou Meet. Fonte: Divulgação/Google

Lançado em maio de 2013, o Hangouts começou como um recurso disponível no Google+, tornando-se um aplicativo independente logo após a sua chegada. Durante anos, a plataforma foi uma das mais utilizadas pelo público, possuindo mais de 5 bilhões de downloads na Google Play Store. Recentemente, o recurso se reinventou como um serviço de SMS, oferecendo também suporte para chamadas telefônicas, entre outras funções.

É válido relembrar que o usuário terá até janeiro de 2023 para realizar o backup de suas informações no aplicativo. Caso não queira utilizar o Google Chats, outro programa que pode ser considerado é o Google Meet, que recentemente sofreu uma fusão com o antigo Google Duo. A empresa afirma que as mudanças são necessárias para uma maior imersão de seus usuários, além da criação de um local poderoso para criação e colaboração.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: