Sem Hélio, Petra se afunda no vício e rejeita a presença de Luigi em Terra e Paixão
Humilhada pela própria família, Petra é abandonada às traças para se afundar novamente no vício em remédios tarja preta na novela das nove


O amor sempre tem múltiplas capacidades, incluindo a cura ou a kryptonita para problemas psicológicos profundos, e Petra (Debora Ozório) começa a provar o gosto mais amargo de sua vida ao ser obrigada a se afastar do único homem que havia aflorado seu otimismo em Terra e Paixão. Longe de Hélio (Rafael Vitti), Petra volta a se afundar no vício e rejeita completamente a presença de Luigi (Rainer Cadete), o principal responsável pelo afastamento do engenheiro.
Justamente no período em que Petra começava a reerguer, Luigi descobre a traição da esposa através de uma foto comprometedora tirada por Anely (Tatá Werneck) e não pensa duas vezes antes de humilhar a agrônoma na frente de Antônio (Tony Ramos) e Irene (Glória Pires), contando a verdade sobre a relação extraconjugal de Petra e garantindo apoio total enquanto todos atiram farpas na jovem.

A partir daí, Petra perde totalmente o ânimo e passa a acreditar que sua vida reserva apenas sofrimento. Por isso, a única saída aparentemente lógica é voltar a se entupir de remédios, mas ela perceberá da pior forma que a decisão pode ser um erro fatal. Ela quase morreu em algumas ocasiões, já atropeleu Andrade (Ângelo Antônio) e fugiu da cena do crime, além de sempre dirigir em condições absurdas pela estrada, então já é de se esperar que novos problemas surjam pelo caminho em caso de agravamento do vício.
Hélio até fica um tempo afastado de Petra, mas, ao perceber a piora gradativa no estado de saúde da amada, o engenheiro volta a tomar atitudes mais rígidas para lutar contra a família La Selva. Com o tempo, o casal se unirá para encerrar de uma vez por todas a política de ameaças defendida por Antônio e Irene.
