Conheça "I Know This Much Is True", nova série da HBO que traz Mark Ruffallo interpretando gêmeos

A minissérie de seis episódios, dirigida por Derek Cianfrance, estreou com elogios e se move com notável graça e peso emocional.
A minissérie de seis episódios, dirigida por Derek Cianfrance, estreou com elogios e se move com notável graça e peso emocional.
Carol Souza
Por Carol Souza

Estreou neste último domingo (10) pela HBO a nova série dramática da emissora, "I Know This Much Is True", contando com Mark Ruffallo em dose dupla.

Baseado no romance de mesmo nome de Wally Lamb, "I Know This Much Is True" traça a série de tragédias que cercam os irmãos Birdsey, Dominick e Thomas (ambos interpretados por Mark Ruffalo), gêmeos idênticos nascidos na véspera de Ano Novo, 1949, e que parecem ter nascido para sofrer. E o fazem, desde passarem por infâncias abusivas na década de 1950 até os primeiros sinais da esquizofrenia paranoica de Thomas em seus anos de faculdade.

Corta para 1990, quando Thomas, em meio a um colapso mental, corta sua própria mão em uma biblioteca pública, uma medida que o deixa institucionalizado em uma instalação mental de alta segurança. Aterrorizado com a condição de vida de seu irmão, Dominick trabalha incansavelmente para tirá-lo de lá. Mas, ao fazer isso, ele terá que trabalhar com algumas questões profundas.

O diretor Derek Cianfrance não é estranho ao sofrimento em seus trabalhos. Seus filmes anteriores, principalmente "Blue Valentine" e "The Place Beyond the Pines" são testemunhos de sofrimento e perda emocional, e a maneira como o tempo parece ampliar os três. Não é de admirar, então, que "I Know This Much Is True" é "baixo astral" no sentido mais profundo da expressão. Assim como o livro, a adaptação para minissérie de Cianfrance na HBO, está repleto de doenças mentais, desmembramento, morte, divórcio, abuso... e lista continua.

Se você é sensível a cenas de morte de crianças (e animais), tome cuidado. Existem doenças dramáticas suficientes, desde SIDS, HIV e esquizofrenia, retratadas na tela.

A vida dos Birdseys é uma luta triste, solitária e dolorosa, e Cianfrance e sua equipe criativa transmitem isso com uma sensibilidade incrível. A cinematografia de Jody Lee Lipes é dolorosamente melancólica, um requiem desaturado de filmes intencionalmente granulados dos anos 70/80, muitas vezes segurando a cena bastante perto do rosto de um ator durante momentos particularmente íntimos para garantir que não possamos escapar de seu tormento.

Cada episódio parece impecavelmente estruturado, muitas vezes nos apresentando um trauma precoce na vida de Birdsey antes de nos mostrar como isso se reflete nas lutas atuais de Dominick.

No centro de tudo, está Ruffalo, que exerce notável dupla função como Birdseys, se encaixando um pouco facilmente no subgênero "Mark Ruffalo Investiga" que todos conhecemos e amamos ( vide "Zodíaco", "Spotlight" e "O Preço da Verdade"). Embora Dominick não seja o investigador obstinado, ainda dá a Ruffalo muitas chances de defender a situação do sofrimento, tremendo aquele lábio inferior e encarando os culpados como só ele sabe. E, com certeza, há muito aqui sobre o pesadelo burocrático horripilante que é o sistema de saúde mental da América e os sistemas complexos que conseguem impedir as pessoas de obter a ajuda de que precisam. Mas muitas outras injustiças mostradas na série são internas, e a dinâmica que Ruffalo e Cianfrance conseguem criar nos dão um playground psicológico fértil para explorar.

À primeira vista, Thomas seria o papel mais marcante de Ruffalo, ganhando alguns quilos (seja real ou através de truques digitais / protéticos sem costura) e afetado por um estado de constante agitação emocional, seus olhos doloridos constantemente procurando a verdade por trás do que está dizendo. Mas no final das contas, "I Know This Much Is True" é a história de Dominick, um homem emocionalmente volátil cuja defesa por seu irmão doente mental é inextricavelmente entrelaçada com um senso de obrigação ao longo da vida.

Para Dominick, Thomas é uma "âncora", uma "maldição", alguém que ele não pode arrancar de sua vida quando quiser. E, ao trabalhar com o assistente social de Thomas, a notável Rosie O’Donnell, e seu terapeuta Archie Panjabi, ele começa a explorar seu próprio relacionamento com os traumas de Thomas e as maneiras surpreendentes pelas quais ele o compartilha.

São essas cenas que provam ser as melhores da série, dando a Ruffalo e seus parceiros de cena ampla oportunidade de desvendar as raízes emocionais cruas da jornada horrível dos Birdseys. Ele é positivamente camaleônico nisso, desaparecendo em cada papel até você esquecer que está assistindo um ator interpretando o seu oponente.

Uma atenção especial também deve ser dada a Philip Ettinger, que interpreta Dominick/Thomas em flashbacks tão impecavelmente que você pode fechar os olhos e ouvir um jovem Ruffalo.

Com seis episódios, "I Know This Much Is True" será exibida todos os domingos, às 22h, pela HBO.

Trailer

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: